Moinho de Trigo

     Além da eliminação dos insetos no local de armazenamento dos grãos, é de fundamental importância a prevenção de novas infestações, vindas de grãos recém colhidos, pois muitas das espécies descritas acima apresentam infestação cruzada. Uma forma de diminuir a reincidência de infestações seria a eliminação das condições favoráveis ao desenvolvimento do ciclo de vida dos carunchos, limitando, assim, sua reprodução.

     A grande maioria das espécies de caruncho apresentadas desenvolve seu ciclo de vida em temperaturas e umidades elevadas. Essa umidade é fornecida principalmente pela umidade inicial dos grãos logo que chegam aos depósitos, e em menor escala pela umidade atmosférica.  A troca de umidade entre o ambiente e o grão, chamada de equilíbrio higroscópico, também é um aspecto importante. Dessa forma, o armazenamento deve manter a umidade dos grãos abaixo da que seria favorável a reprodução dos insetos (entre 10 e 11%), através da secagem dos grãos, ventilação fria, aeração e movimentação em massa dos grãos (transilagem).

     A temperatura é outro fator que restringe a reprodução e sobrevivência dos carunchos. Muitos insetos morrem ou ficam inativos a temperaturas superiores a 38°C ou inferiores a 10°C. O tratamento com altas temperaturas (acima de 48°C), além exigir muito tempo e custo para que haja homogeneidade de temperatura entre os grãos, torna as sementes inviáveis. Dessa forma, o mais indicado seriam os tratamentos com baixas temperaturas.

adminMOINHO DE TRIGO