Rato

Ocorrência

Os ratos em seus habitats naturais são principalmente noturnos, embora alguns ocasionalmente forrageiem durante o dia. Eles são moradores de terra, embora algumas espécies também sejam escaladores e saltadores ágeis, além de nadadores capazes. Alguns são cavadores especializados, raramente vistos acima do solo. A maioria das espécies, especialmente as que vivem em savanas e pradarias, escava tocas e câmaras nas quais constroem ninhos globulares de vegetação seca. Em um ecossistema intacto, espécies de Mus , juntamente com outros roedores de corpo pequeno, são predadas, às vezes em um grau apreciável, por répteis, mamíferos e pássaros (especialmente corujas).

Ciclo de Vida

Dependendo da espécie e região geográfica, os ratos podem se reproduzir durante todo o ano ou apenas durante as estações chuvosas nas latitudes do sul e da primavera ao outono nas latitudes do norte. Exceto pelo camundongo doméstico, que pode produzir até 14 ninhadas por ano (1 a 12 filhotes por ninhada), há poucas informações sobre a biologia reprodutiva da maioria das espécies. Nos desertos da Índia, os pequenos O camundongo indiano ( M. booduga ) carrega de 1 a 13 filhotes por ninhada e cria durante o ano todo. No sudeste da Ásia , foi relatado que camundongos cor de castanho ( M. cervicolor ) produzem ninhadas de dois a seis filhotes em julho e dezembro. Na África Oriental, o camundongo pigmeu produz durante as estações chuvosas de abril a junho e setembro a dezembro e carrega ninhadas de dois a oito filhotes.

Biologia

Os ratos têm um corpo esbelto, focinho pontudo ou cônico, orelhas escassas e proeminentes, pés traseiros estreitos com solas carecas e garras afiadas e pequenas. A cauda com pelos finos parece sem pelos; pode durar tanto quanto a cabeça e o corpo, ou pode ser muito mais curto. Um dos maiores é o rato de pelo liso ( M. platythrix ) da Índia peninsular, pesando cerca de 18 gramas, com um corpo de 10 a 12 cm de comprimento e uma cauda mais curta (7 a 8 cm [2,8 a 3,1 polegadas) ]). O menor é provavelmente o camundongo pigmeu ( M. minutoides ) da África subsaariana, pesando 3 a 12 gramas, com um corpo de 6 a 8 cm de comprimento e uma cauda curta de 3 a 6 cm (1,2 a 2,3 polegadas).

adminRato